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O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de Documentação Pedagógica

A documentação pedagógica possibilita a efetivação deste processo cooperativo que contempla não apenas o levantamento e o recolhimento de dados e seu registro, mas, sobretudo, a análise coletiva do observado para garantir o processo referente à ação-reflexão-ação, materializando assim, a prática reflexiva sobre o fazer pedagógico. 
         
Registrar implica uma proposta pedagógica que considere o professor como autor de sua prática, a atividade pedagógica como ação complexa e em processo de construção, as crianças como agentes partícipes e a necessidade de reflexão e formação contínua. E como ressaltado na PPP da RME  “a ação educativa precisa incorporar vivências e experiências que sejam permeadas pelo uso e apropriação das tecnologias digitais, o que significa trabalhar no cotidiano da instituição com gravadores, máquinas fotográficas, câmeras, projetores, computadores, e diferentes mídias” (2012, p. 195).

Neste sentido, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Goiânia – NTE, a convite do Centro de Formação de Profissionais da Educação – CEFPEdialoga com a documentação pedagógica que integra os recursos tecnológicos como forma de proporcionar ao professor coordenador e o apoio técnico professor da Educação Infantil condições de conhecer e utilizar as potencialidades das tecnologias, por meio de uma leitura ampliada do arsenal midiático e da reflexão sobre o papel das instituições e o do professor frente à diversidade de linguagens que se fazem presentes dentro e fora das instituições educacionais.


São objetivos desta proposta:

  • Conhecer algumas ferramentas para facilitar a sistematização e divulgação dos registros referentes às documentações pedagógicas, tais como: Facebook, Blog, Compartilhamento de textos na internet e Portal do professor, oferecendo subsídios teórico-metodológico-prático para os professores coordenadores e o apoio-técnico-professor da Educação Infantil.
  • Perceber as funcionalidades das ferramentas apresentadas como aliadas no processo de participação e interação da comunidade educacional nas instituições, bem como a utilização destas ferramentas como recursos para o desenvolvimento profissional.
  • Instigar o uso das ferramentas apresentadas, de maneira contextualizada, possibilitando e facilitando a divulgação, reflexão e participação nos diversos registros e documentações da instituição.     
  • Fomentar junto aos profissionais o uso das TIC pelas crianças nas instituições de educação infantil.
  • Refletir sobre a postura ética com o uso interno e externo de imagens das crianças.




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